Quem somos
A Companhia Santa Teresa de Jesus no Brasil
A Companhia de Santa Teresa de Jesus inicia sua presença no Brasil a partir de 1911, através das irmãs teresianas da Província de São José (Uruguai) e de outras irmãs vindas de Portugal. As primeiras fundações no Brasil foram os colégios de Santana do Livramento e de Itaqui, ambos no Rio Grande do Sul. As fundações brasileiras se seguiram: colégio do Rio de Janeiro em 1915 e colégio de Porto Alegre em 1965.
Somente em 1958 foi erigida a província brasileira de Nossa Senhora de Fátima, que a pedido das irmãs mudou seu nome para Nossa Senhora Aparecida em 1966.
Além da fundação de colégios, a Companhia de Santa Teresa de Jesus fundou inúmeros projetos socioeducativos, como Residência Universitária, Escolas Normais e outros cursos de formação de professores, cursos técnicos profissionalizantes (Secretaria,Técnico em Laboratório, Turismo, Desenho de Arquitetura, Corte e costura, Bordado, Artes aplicadas, Horticultura , Carpintaria, etc.), além de Alfabetização de Adultos e Curso Supletivo de 1º Grau.
Outro campo característico da ação da Companhia no Brasil são as obras de assistência social para crianças e mulheres em vulnerabilidade social. As Irmãs Teresianas atuam ainda em comunidades inseridas em meios populares em diversas regiões do Brasil, onde se envolvem em diversas pastorais da Igreja em paróquias, favelas e vilas, presídios e hospitais. Além de tudo isso, muitas Irmãs Teresianas também trabalharam como professoras na rede pública de educação.
Nos dias atuais, a Companhia de Santa Teresa de Jesus segue com sua missão educativa em solo brasileiro com os colégios de Santana do Livramento, Rio de Janeiro e Porto Alegre; além de uma dezena de projetos socioeducativos e presenças das irmãs teresianas em comunidades inseridas, trabalhando em pastorais e comunidades eclesiais em várias regiões do Brasil.
Ser Teresiana é doar a vida em busca do Reino, é ensinar com amor, é ser missionária de paz e esperança, é ser outra Teresa de Jesus quanto possível, é permanecer onde perigam os interesses de Jesus, é apaixonar-se e conhecer a Jesus e torná-lo conhecido e amado, enfim é fazer tudo por Jesus!
Onde estamos
Pará
Maranhão
Goiás
Rio de Janeiro
Paraná
Rio Grande do Sul
Rio Grande do Sul
Casa Provincial - Porto Alegre - RS
Até 1958, as Casas da Companhia, no Brasil, pertenciam à Província de São José que abrangia as casas do Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile. Iniciou-se um processo de questionamento em relação às grandes distâncias, que causavam um imenso trabalho ao Governo Provincial e dificuldades em atender a cada país com suas peculiaridades. Para as Irmãs era quase impossível criar laços de vinculação provincial.
As Leis de Ensino, cada vez mais complexas, nos diferentes países foi, também, um motivo forte. Outro motivo era o idioma. A maior parte das formandas, em Montevidéu, era brasileira, filhas ou netas de imigrantes poloneses, italianos e alemães, que, em suas casas falavam bem seus idiomas de origem, entendiam o português, mesmo que não o falassem corretamente. Passar a falar o espanhol, para a maioria era grande dificuldade.
Av. João Pessoa, Nº 547,
Bairro Centro Histórico
90040000
+55 5132766802
Por sua vez, os trâmites de saída do Brasil para o estrangeiro eram um tanto complicados. E, nesta altura, o Brasil já tinha as condições necessárias para ser uma Província.
Preocupadas em buscar as melhores soluções, as Irmãs do Brasil começaram com a fundação da Casa Noviciado, na cidade de Nova Friburgo, no interior do Estado do Rio de Janeiro, no dia 22 de abril de 1952. Nova Friburgo é uma cidade povoada de descendentes de alemães, italianos e poloneses, muito prós-pera e de excelente clima.
O Governo Geral da Companhia, conhecedor de todas as dificuldades existentes e, sensível ao que se lhe pedia, no dia 28 de janeiro de 1958, decretou a ereção da Província Nossa Senhora de Fátima, no Brasil, concretizando a decisão do VIII Capítulo Geral, realizado nos meses de outubro e novembro de 1957: separar em duas Províncias, a Província de São José.
Pelas dificuldades citadas, as casas do Brasil formaram, então, a Província independente de Nossa Senhora de Fátima.
Por solicitação das Irmãs, no ano de 1966, a Província passou a ser chamada “Província Nossa Senhora Aparecida”, por ser esta a denominação da Virgem Padroeira do Brasil.
O Governo Geral, eleito no VIII Capítulo Geral, foi o seguinte:
• Superiora General. María del Pilar del C. de Jesús Juárez Inclán
• 1ªC.y V.Sup.General . María Carolina de S José Jimenez Butigieg
• 2ª Consultora María Dolores de N. S. del Carmen Escoda Cedo
• 3ª Consultora......................... María Antonia del Niño Jesús Barrera Roig
• 4ª Consultora Inocencia de Santa Teresa Cucala Amella.
Desde 1911, quando a Companhia se instalou em terras brasileiras, até 1958, data da criação da Província, foram fundadas cinco Casas no Brasil: três Colégios, um Pensionato e a Casa Noviciado.
A 1ª Sede da Província foi a cidade de Porto Alegre, no Pensionato Santa Teresa de Jesus, inaugu-rada pela primeira Irmã Provincial Nieves Urzainqui, que veio ao Brasil para ocupar este cargo, em 25 de setembro de 1958.
Em 1961, a Sede foi instalada no Colégio do Rio de Janeiro, quando foi nomeada Provincial a Irmã Yolanda Schenini. Foi apenas por alguns meses; em maio de 1962, foi transladada novamente para Porto Alegre, para o Noviciado, no Bairro Cavalhada, na Avenida Cavalhada, 2250, local naquela época ainda consi-derado rural, distante 13 km do Pensionato.
Ao ser comprada a casa ao lado do Pensionato, na Avenida João Pessoa, 547, a sede aí foi instalada, onde permanece até hoje.
Casa Santo Enrique de Ossó - Porto Alegre - RS
A Casa Santo Enrique de Ossó é o espaço pensado para acolher e cuidar de todas as irmãs idosas e doentes da Província. Foi inaugurada no dia 25 de setembro de 2016 com celebração de uma missa e benção. O cuidado das irmãs, umas com as outras é um elemento configurador do jeito de ser filha da Companhia de Santa Teresa de Jesus.
Santa Teresa - Porto Alegre - RS
Nesta Comunidade Teresiana, situada no bairro Santa Teresa, inicialmente, por volta do ano de 1992, as Irmãs residiram, por vários anos, na Rua alvina, nº 157, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul-Brasil. A comunidade foi constituída com o objetivo de oportunizar e acompanhar jovens em seu processo formativo e discernimento vocacional, considerada, por vários anos, como Casa de Formação. Inserida em um bairro popular, junto a uma comunidade carente que, possibilitou às jovens um contato direto com esta realidade e muito contribuiu com o período de formação das Pré-Noviças e diversas atividades apostólicas interagindo com a Capela São Luis Orione. A Comunidade foi instituída como Noviciado a partir do ano de 1993.
Foram realizadas visitas as famílias da localidade; constituiu-se um grupo do MTA (Movimento Teresiano de Apostolado); Amigos de Jesus; constituíram-se grupos de reflexão e aprofundamento de nossa Espiritualidade e do Carisma
Av. João Pessoa, Nº 547,
Bairro Centro Histórico
90040000
+55 5132766802
Rua Dormenio Nº 81,
Bairro Santa Teresa.
90840-05055
+55 51 30619584
Teresiano. Também foram surgindo: grupos de Catequese e formação aos Catequistas; grupos de Crisma; Animação Vocacional; preparação aos Coroinhas; grupos de famílias, bem como a atuação e participação das Irmãs e das jovens que, na época, encontravam-se percorrendo um itinerário de formação; nas Equipes de Pastorais que foram surgindo e fortalecendo- se na Capela São Luis Orione.
As Irmãs doaram-se incansavelmente neste contexto e muito participaram e contribuíram nas Missões Populares na Capela São Luis Orione e das Atividades Pastorais da Paróquia Santa Teresa. No ano de 2011, a Comunidade mudou-se para a Rua Dormênio, nº 81 neste mesmo bairro, em especial, assumindo o trabalho pastoral na comunidade local, no empenho em defesa e promoção da vida. Em 2006, surgiu o nosso Projeto Social “Construir e Crescer” Casa Santo Enrique, localizado no acesso 100 nº 83 Vila Pantanal- B. Santa Teresa, que nós Irmãs e Leigos, continuamos atendendo-os atualmente.
Nossa ação na inserção responde primeiro à opção pelos pobres, decisão capitular e opção da Igreja no Brasil. Tem como objetivo contribuir com a transformação do mundo, educando conforme os ideais de Santo Enrique de Ossó, garantindo espaço de proteção e inclusão social às cento e três
crianças, de 06 a 14 anos, no turno inverso ao escolar, de segunda a sexta-feira, e quarenta e dois adolescentes, de 14 aos 18 anos em situação de risco e vulnerabilidade social, em três turnos semanais, servindo café da manhã, almoço e lanche. Favorecendo os meios, através de várias oficinas e atividades, que lhes possibilite o resgate a vida, de superação, estimulando a socialização, o exercício da cidadania, bem como o cultivo da nossa espiritualidade teresiana, a fim de conhecer e amar a Jesus e torná-lo conhecido e amado por todos.
Somos constantemente desafiadas à sair para nos dirigir às periferias geográficas, urbanas e existenciais, nos exorta o Papa Francisco, e revitalizar nosso compromisso, junto aos mais pobres e excluídos da nossa sociedade.
Camaquã - Porto Alegre - RS
No ano de 2006, tendo presente as concretizações do XV Capítulo Geral, foi pensada a possibilidade de fundar outra comunidade Teresiana num Bairro em Porto Alegre e, de preferência, que não houvesse todavia a presença de Religiosos(as) na localidade. Após a visita em vários bairros, foi feita a opção pelo Bairro Camaquã ao perceber que o povo estava desejoso pela presença das Irmãs Teresianas.
Nesta Vila, construiu uma Capela, organizou a Catequese, os grupos de
Oração, Legião de Maria e cursos variados àquelas mulheres, comunicando vida à realidade pobre da localidade.
No dia 14 de agosto de 2009, tivemos a alegria de celebrar a Eucaristia de inauguração da casa de Camaquã com a presença da Irmã Coordenadora
Travessa Albono Nº 63,
Bairro Camaquã
91920440
+55 5135082999
Geral da Companhia de Santa Teresa de Jesus, Maria Carmem Bartolomé, da Irmã Vice-Geral Rita Barbosa; da Irmã Coordenadora Provincial Valmí Vogt e das Irmãs das diferentes Comunidades Teresianas de nossa Congregação Religiosa.
Com alegria, queremos render graças a Deus por tudo que Ele vem realizando na Companhia, como Província e de um modo muito especial nesta Comunidade de São Vicente Mártir. Que nossa presença no Bairro e na Paróquia São Vicente, seja para somar forças junto a esta Comunidade, fazendo com que o Reino de Deus aconteça neste meio.
Cavalhada - Porto Alegre - RS
A Comunidade das Irmãs do Bairro Cavalhada, nos inícios da fundação residiam na Casa Noviciado, que era separada do Colégio, ou seja, o colégio fora construído separado da casa Noviciado. porém, como se sabe, não foi possível Continuar utilizando o prédio como escola. Por sua situaça-o muito próxima à rua com muito movimento e intenso barulho, toda a atividade escolar foi transferida para a Casa Noviciado, que na época estava ociosa. Dessa forma, a Comunidade das Irmãs e o colégio passaram a conviver no mesmo prédio.
Com o tempo, o Colégio foi se atualizando de acordo com as leis de ensino, com novos cursos e com o aumento do número de alunos. Assim, fez-se necessário, construir mais um prédio, construir um ginásio de esportes, arrumar como área esportiva o restante do terreno que ficou desocupado,
Rua Gaurama Nº 153,
Bairro Cavalhada
91740-210
+55 5130236515
reformar unia ala da casa, que era destinada ás formandas, para a escola infantil.
Com toda essa evolução da escola, as Irmãs, há alguns anos começaram a se perguntar quanto à solução que deveriam dar ao problema que se estava cirando, pensando sempre na melhor resposta para a escola e para a vida comunitária. Foram muitos momentos de reflexão e pedido da luz de Deus para tomar o caminho mais acertado.
Foram comprados dois apartamentos num edifício em frente ao colégio, com a posterior possibilidade de moradia da comunidade das Irmãs. No momento, estes apartamentos estão alugados.
Seguindo o processo de reflexão a comunidade continuou buscando uma residência adequada e adaptável, simples e que ajudasse a viver melhor a vida comunitária.
Com o devido conhecimento e discernimento do Governo Provincial foram feitos os encaminhamentos necessários para a compra e as obras de adaptação.
Santana do Livramento - RS
Santana do Livramento tem sua origem ligada à Guerra Cisplatina. O lugar onde está situado o município foi habitado pelos indígenas das tribos Minuanos e Charruas.
Semissedentários, esses grupos viviam à margem da Lagoa Mirim e vertente do Rio Negro, até o interior do Uruguai. A região começou a ser povoada intensivamente, a partir de 1814.
A cidade de Santana do Livramento, instalada em 1857, divisa com Rivera, no Uruguai, através de uma rua, sendo esta uma de suas principais características.
O fato de ser uma cidade fronteiriça atrai turistas que desejam conhecer, comprar em freeshops no país vizinho, divertir-se no cassino ou conhecer o belo
Rua Brigadeiro Canabarro Nº 421, Bairro Centro
97573-570
+55 5532421068
Teatro Municipal de Rivera. No dia 25 de dezembro, os jovens santanenses se mobilizaram, protestando contra a chegada das religiosas teresianas. A maçonaria da cidade, para dar o contra ao futuro colégio teresiano, construiu a escola Saldanha Marinho, hoje Escola Rivadávia Correa, de ensino laico.
Foi nesse clima de luta religiosa que chegaram, no dia 19 de abril de 1911, as irmãs Antonieta Purull, Olinda Araújo, Maria Luisa Madrigal, Elena Rodriguez, Ana Maria Silva, Luiza Andrade e Rosa Mendes, companhadas pela provincial Dolores Folck e Esperanza Baixauli.
Recebidas na ferroviária de Rivera por um grupo numeroso de homens e mulheres, foram levadas a Livramento e instaladas na escola, localizada na Rua 29 de Junho, 315 (atual Rivadávia Corrêa).
Começaram a chegar famílias para visitá-las e matricular as primeiras alunas. Foi celebrada a Missa pelo Pároco Augusto Martins da Cruz Jobim e assistida pelo intendente, Dr. Moisés Viana, e outras pessoas importantes. Das religiosas que ficaram, com exceção de Antonieta Purull e Esperanza Baixauli, as demais haviam sido expulsas de Portugal. Apesar do clima de hostilidade por uma considerável parcela do povo da cidade, a matrícula inicial foi de 85 alunos conforme a informação dada pela Irmã Antonieta Purull, em 25 de maio de 1911, à Intendência Municipal.
Dois anos depois, começou a construção do prédio atual do colégio, que foi se modificando.
As Irmãs deram um grande impulso à “Pastoral da Criança”, projeto nacional que fez cair consideravelmente o percentual de morte infantil, atendendo a saúde e alimentação das crianças e a orientação segura às mães e aos demais familiares: alimentos e medicina alternativa.
No Colégio continuaram fazendo as modificações necessárias, tanto pedagógicas, como físicas, para ir tornando o ambiente do prédio e o dinamismo escolar sempre mais adequados.
Itaquí - RS
A Cidade de Itaqui se situa às margens do Rio Uruguai, divisa entre o Brasil e Argentina, a 700 km de Porto Alegre, capital do Estado do Rio grande do Sul.
Começou sua civilização por meio de uma missão jesuítica espanhola, no ano de 1700. A população foi crescendo paralela à atividade pecuária.
O município de Itaqui é um lugar pitoresco, que se chamava Iguariaçá, povoado por indígenas, que foram exterminados por José Artigas, filho do presidente do Uruguai. Este lugar foi muito disputado pela Argentina e pelo Uruguai. No início do séc. 19, foi anexado às terras portuguesas.
É uma terra muito fria no inverno e muito quente no verão. Explica-se isso, talvez, por sua topografia que deu origem ao nome: ita, na língua guarani é pedra, e Ku’i, areia. A cidade está construída sobre a pedra.
Quadra S, Casa 30,
Bairro Vila Nova
97650-000
+55 5534338137
A fundação do colégio teresiano em Itaqui, também aconteceu em 1911, no mesmo ano que o de Livramento, como resposta ao pedido de um grupo de famílias, liderado pelo Coronel Euclides de Souza Aranha e sua esposa, Luizinha Aranha, que desejavam houvesse um Colégio de Religiosas na cidade. Dirigiram-se, então, à Companhia, em Montevidéu, solicitando a fundação para o ensino elementar e religioso para meninos e meninas.
Além dos trabalhos de apostolado, as Irmãs sempre se preocuparam com o atendimento de atividades catequéticas e de periferia, e às diferentes pastorais da paróquia.
Percebemos que o caminho chegava ao final. Doía! E muito! Foram 96 anos de vida que a Companhia deixou naquela esquina das ruas Borges do Canto e XV de Novembro. Os últimos anos foram um longo processo de discernimento... diminuição de cursos.... turmas não formadas... alunos saindo.... por fim, 2007, fechamento da escola. Anos de questionamentos, desafios e coragem.
As Irmãs permaneceram morando no prédio até 2009, quando as quatro foram morar na Vila Nova e concentrar aí seu apostolado, ou melhor, estender daí sua ação apostólica. Com uma pequena ampliação da casa aí se instalaram no dia 10 de fevereiro de 2010.
Paraná
Guarapuava - PR
Foi num abençoado 07 de fevereiro de 2008 que as irmãs Ritta Emer e Ema Ilsi Seidel chegavam nas terras de Guarapuava, estado do Paraná. Juntamente com a Rita Romio que já estava morando em Guarapuava, iniciaram a comunidade localizada no Bairro São Cristóvão, pertencente a Paróquia Santos Anjos.
Aqui fizemos a experiência que o Padre José Cristo Rey Paredes coloca no seu livro: A missão é de Deus. O Padre Reonaldo Pereira da Cruz, pároco na época, nos disse: vão observando, participando das reuniões e vejam onde sentem que precisam da presença de vocês. Assim o fizemos, fomos sentindo e percebendo onde estava a missão de Deus reservada para cada uma. Irmã Ritta Emer se integrou na Pastoral da Criança, no Comitê Contra a Fome e Miséria e formação nas comunidades do interior. Irmã Ema assumiu a formação Bíblica para os e as coordenadoras dos grupos
Rua Santa Teresa de Jesus nº 64, Jardim Los Angeles, Bairro São Cristóvão
85060540
+55 4230357079
Bíblicos, formação este foi um pedido direto do padre o que vem fazendo até hoje. Esta missão da escuta é muito procurada pelo povo daqui. Irmã Rita Romio estava contratada num polo universitário da Diocese. Este foi o inicio da nossa vida aqui.
Atualmente somos quatro irmãs na comunidade: Gentil Macagnan, Nahir Maria Weschenfelder, Celita Haefliger e Ema Ilsi Seidel. Irmã Gentil visita doentes e é muito bem vinda nas famílias onde chega para dar conforto e rezar. Irmã Nahir atua na Pastoral da Criança, Círculos Bíblicos, Clube de Mães, visita às famílias. Irmã Celita atua na Pastoral Juvenil Teresiana.
Colabora no CETEP, coordena o grupo dos Amigos de Jesus da paróquia, assessora nas comunidades das capelas e é responsável pala animação vocacional. A Irmã Ema é coordenadora da comunidade, dá formação para lideranças, cursos bíblicos para coordenadoras dos Círculos bíblicos, coordena o CETEP, se dedica a Pastoral da Escuta, uma vez por semana dá aula para os seminaristas dos freis Mínimos, Coordena a Equipe da FT da Província, é Vice Coordenadora da CRB de Guarapuava e foi convidada para integrar a equipe Bíblica Catequética da Diocese.
Aos poucos nosso campo de Missão foi se expandindo para além da nossa paróquia, na diocese e em outras paróquias do interior, pois a Diocese conta com 47 paróquias. A Irmã Ema tem ido com uma equipe da FT para dar formação Bíblica. E a Irmã Celita foi em vários lugares para a animação vocacional. Iniciamos também a realização do CETEP que acontece até hoje e temos um grupo de umas 55 pessoas que fazem parte da Família Teresiana e são a nossa grande força na missão. Faz dez anos que todos os anos na semana santa vamos nas capelas e agora já com leigos Teresianos nos ajudando no tríduo Pascal. Ficamos morando numa das famílias e ajudamos em tudo o que é necessário, um dia é dedicado às visitas, principalmente nas pessoas idosas. As celebrações do Tríduo Pascal são bem preparadas e celebradas, ajudamos muito nestes momentos, geralmente assumimos a linha de frente.
Neste tempo de pandemia continuamos os encontros com a Família Teresiana via Meet, estamos no último capitulo do estudo da Fratelli Tutti, duas vezes por mês fizemos um encontro, sempre uma dupla assume e partilha o capitulo estudado. Nos dias 15 de cada mês fazemos uma hora de oração com o Quarto de Hora que a Irmã Isabel elabora, este também cada vez é uma ou duas que assumem para dinamizar, assim todas se sentem incluídas e importantes, nestes encontros participam também a Jadna e Iara de Porto Alegre que já fizeram as duas primeiras etapas do CETEP aqui em Guarapuava, com a pandemia não puderam participar da terceira etapa ainda.
A Pastoral da Escuta é contínua neste período difícil. Em alguns casos as pessoas vem aqui em casa, na grande maioria atendemos por Wantsapp. As aulas com os seminaristas foram interrompidas no ano passado, este ano a Irmã Ema dá todas via Meet
Nos encontros vocacionais com a Irmã Alecsandra as nossas vocacionadas vem aqui em casa, nas casas onde moram a internet é muito fraca e não conseguem participar, neste momento as irmãs Celita e Ema aproveitam para conversar com elas pessoalmente e orientá-las na caminhada até o próximo encontro.
Assim vamos escutando Deus no nosso coração para discernir onde e como Ele nos quer em sua Missão nestes tempos de muita dor e muito sofrimento.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro - RJ
A Comunidade do Rio de Janeiro, durante muitos anos, morou nas dependências do Colégio da Companhia de Santa Teresa de Jesus. A partir de 2015 passou a morar na residência situada à Rua Alfredo Pinto, 42, ao lado do Colégio.
Hoje, a Comunidade é formada por cinco Irmãs: Juliana Pizzato, Coordenadora, Adelaide Giacobo, Lourdes Maria Betoni, Sueli Brisch, Regina Weschenfelder.
Nossa missão primeira é procurar viver nossa consagração, em comunidade de Fé, para anunciar, com a nossa vida, a presença de Jesus. Fazer com que Jesus seja conhecido e amado, sendo educadoras, sempre e em qualquer lugar. Aqui atuamos no Colégio. Neste tempo de pandemia, por sermos uma comunidade formada por pessoas com mais idade, priorizando o cuidado com a vida, dedicamos nosso tempo com duas Irmãs atuando no
Rua Alfredo Pinto Nº 42,
Bairro Tijuca
20050-022
+55 2131770711
Colégio diretamente, e as demais no trabalho mais no cotidiano da vida, dando o suporte nas necessidades do dia a dia e priorizamos a oração de intercessão por todas as pessoas que pedem oração. Dedicamos mais tempo para a oração, formação, retiros, lives, interagindo com a realidade do nosso país e do mundo.
A presença das Irmãs Teresianas no Rio de Janeiro, completa, neste ano, 106 anos. Muitas gerações foram formadas, muita história vivida!
Durante muitos anos atendemos alunas das comunidades próximas, empregadas domesticas, e outros serviços, no curso supletivo, à noite, gratuitamente. As irmãs moraram na Chacrinha, contribuindo com a comunidade na formação da catequese, liturgia, atendendo às crianças no turno inverso, no projeto social. Tivemos, também Comunidade morando no Parque Boa Esperança, Caju, formando lideranças, celebrando a Palavra, atendendo às crianças no Projeto social e trabalhando na evangelização.
Goiás
Aparecida de Goiânia - GO
A Casa Teresiana acolhe a comunidade de Irmãs Consagradas Teresianas, as quais, respondendo à convocação de Jesus Nazareno a toda pessoa cristã, animam a missão de caminhar junto com as juventudes; com grupos e movimentos de libertação das mulheres; formação inicial para a Vida Religiosa Consagrada; animação bíblica e convivências fraternas com o povo de Deus.
Chegamos a Goiânia em 1999. Desde então fomos alimentando o teresianismo nesta região. Após alguns anos, a comunidade de Irmãs mudou-se para Aparecida de Goiânia, onde estamos em missão, desde 2006.
A sombra refrescante de dois Ipês, na calçada, dá as boas-vindas a quem chega! O pequeno jardim no quintal, com sua grande árvore no centro, acolhe lhe borboletas e pássaros que espalham beleza e nos confrontam com o
Rua J13, Quadra 55, Lote 18,
Bairro Mansões Paraíso
74950015
+55 6235182827
compromisso de cuidar a casa comum. E ainda, o canto marcante da Pombinha conhecida com fogo apagou, nos introduz na mística de viver cada dia como presente de Deus. dia como presente de Deus. Neste chão onde vive tanta gente, ressoa os versos de Cora: “Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras...” Trilhando este itinerário “de lagarta à borboleta” a missão teresiana segue por aqui, aprofundando suas raízes.
Pará
Itupiranga - PA
O nome ”Itupiranga” é de origem tupi (indígena), que significa “lagoa vermelha”. A festa da cidade é no dia 14 de julho.
Localiza-se a uma latitude 05º0805 sul e a uma longitude de 49º1936 oeste, e está a uma altitude de 89 metros, ao sudeste do Pará. Itupiranga é uma cidade com 60.800 habitantes, numa área de 7.880 Km², distante 50 Km de Marabá e 4 mil km de Porto Alegre, a sede da Província.
Sua principal riqueza é a castanha do Pará, que constitui a base da alimentação, junto com bananas enormes, outras frutas tropicais, os peixes do Tocantins e os animais da selva. O lugar é muito bonito, mas contrasta com a miséria e o abandono.
Travessa Santo Antonio nº1
68580-000
+55 9433331481
Ao longo da Transamazônica, distante 50 quilômetros de Marabá (Pará), está situada a pequena cidade de Itupiranga.
A Província Nossa Senhora Aparecida comprometeu-se a enviar três Irmãs, que deveriam deveriam morar no Ambulatório Bom Samaritano, dando atendimento ao mesmo e assumindo, também, a Pastoral da cidade e de todo o Município. Das seis Fundadoras, foram designadas para lá as Irmãs:
-
Gemma Tereza Stefani, Adolphina Stefan, Izalina Jeremias.
As três Irmãs chegaram à sede da Diocese, no dia 19 de março de 1973.
Pouco a pouco, as Irmãs foram conhecendo a cidade e lugares onde a pastoral deveria ser realizada. Foi iniciado o trabalho com muita disposição e esperança, por parte das Irmãs.
Dentro das possibilidades e limites, a Companhia assumiu esse trabalho que, ano após ano, vem exigindo sempre mais, pois a cidade está aumentando consideravelmente, assim como a zona rural, que está se desenvolvendo cada vez mais.
No meio de um povo sofrido e muitas vezes explorado, procurou-se testemunhar a presença de Cristo: na saúde, na educação, na Pastoral dos doentes, comunidades ao longo da Transamazônica e Catequese para os jovens e crianças.
Maranhão
Açailândia - MA
Nós, as Irmãs Teresianas iniciamos nossa presença na cidade de Açailândia-MA no ano de 1974 onde residimos em diferentes bairros. Atualmente estamos residindo na Vila Bom Jardim, um dos bairros periféricos da cidade, espaço socialmente carente de muitas necessidades básicas, principalmente da falta de escola de educação infantil, de saneamento básico, de atividades para adolescentes... A Vila Bom Jardim é muito afetada pela droga, possui um grande contingente de jovens, as mulheres são vítimas de um alto índice de analfabetismo, não possuem transportes coletivos como ônibus e outros. É um lugar que vem crescendo muito em contingente populacional e pertence a Paróquia São Francisco de Assis.
A comunidade está constituída atualmente por duas irmãs, Rita Barbosa e Claudean Miranda. Elas atendem diversas atividades de educação e de pastoral popular, como:
Rua Wanderlei Geronimo e Silva s/n, Lote 7 E8, Vila Bom Jardim
65930-000
+55 99991227738
-
A Pré-Escola Municipal “Amiguinhos de Jesus”;
-
A Catequese com destaque aos Amigos de Jesus;
-
O MTA de jovens, de adolescentes e de adultos
-
O Trabalho com as mulheres ligada a Rede de Mulheres Teresianas;
Aqui nesta realidade nós irmãs empenhamo-nos em vivenciar na medida do possível nossos propósitos enquanto comunidade, buscando suporte nas motivações e oportunidades vindas da província, da comunidade, povo Deus, vindas de nossos trabalhos e de nossa vida pessoal. Buscamos aprender de Teresa de Jesus cada vez mais como segui-lo enquanto comunidade de discípulas amadas com o olhar fixo n'Ele, e assim procuramos cultivar uma vida de fé a partir da espiritualidade teresiana e de uma leitura de fé da nossa vida cotidiana atentas à passagem de Deus fazendo história conosco, com o povo e com toda a província. Neste dois últimos anos percebemos que a pandemia nos levou a fomentar por meio da tecnologia partilhas solidarias de nossas vidas acompanhando o povo na doença e na alegria constatando a importância que tem este espaço tecnológico na vida da sociedade hoje e por isso a necessidade de se investir mais ainda na comunicação das redes sociais e tecnologia para que cultivemos mais tempo de partilha de oração e escuta comunitária e assim garantirmos melhor a qualidade de nossa vida e missão neste chão.
CETIN - Centro de Espiritualidade - Imperatriz – MA
O Centro de Espiritualidade Teresiana irmã Neves, CETIN, inaugurado em 05 de outubro de 2013, é uma homenagem e reconhecimento a uma grande Missionária Teresiana, Ir. Nieves Fernandez, muito querida e amada em Imperatriz e por onde passou fazendo o bem. O CETIN tem o objetivo de tornar Jesus Conhecido e Amado, e comunicar a Espiritualidade Teresiana para a Família Teresiana e todas as pessoas que buscam a Deus e um ambiente favorável para aprender a orar, para retiros e encontros de formação humana, bíblica e espiritual.
O centro foi construído em 1986, como residência e Casa de Formação das Irmãs Teresianas. Mas sempre esteve aberto para acolhida, retiros, encontros de formação da família teresiana, de catequistas e outros grupos e movimentos da Paróquia e Comunidades.
Rua Leôncio Pires Dourado, 1148
Bairro Bacuri 65
901-02055
+55 9935258346
Comunidade das Irmãs no Parque Amazonas - MA
A casa das Irmãs Teresianas no Parque Amazonas, foi aberta no dia 28 de junho de 2001. Dentro do mesmo contexto de realidade do Projeto, nossa presença já marca 20 anos de história junto ao povo desse bairro.